Selo de nível de ruído

Selo de nível de ruído será obrigatório em eletrodomésticos

O controle de volume é um dos testes pelos quais os eletrodomésticos têm que passar em seu processo de produção. Os ruídos emitidos por liquidificadores, aspiradores de pó e secadores de cabelo, por exemplo, já são controlados por meio de regras estabelecidas pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). No entanto, a partir de agora, além do selo que exibe a quantidade de decibéis produzidos pelos aparelhos, também será necessário mostrar o nível de barulho emitido por eles em uma escala que vai de 1 a 5.

As novas regras foram criadas pelo Inmetro em parceria com o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e estão detalhadas na Portaria nº388/2013. O seu objetivo é regular e classificar a potência sonora dos três eletrodomésticos que emitem mais ruídos. O novo selo também tem o intuito de orientar o consumidor no momento de escolher um eletrodoméstico mais silencioso e estimular os fabricantes a produzirem produtos com níveis de ruído menores.

A fiscalização dos fabricantes e importadores em relação às novas normas de controle de volume começou a ser realizada pelo Inmetro a partir de 20 de fevereiro deste ano. Para o comércio, o prazo para a adaptação vai até 20 de agosto de 2016. Por enquanto, apenas os liquidificadores, aspiradores de pó e secadores de cabelo são alvo da medida, mas ela pode ser ampliada para a classificação sonora das máquinas de lavar roupa e ventiladores.

A exposição a altos ruídos durante longos períodos pode causar danos à saúde e, inclusive, causar surdez. Todos os aparelhos abrangidos na medida, por exemplo, emitem juntos um som de aproximadamente 90 decibéis, o que é equivalente a uma bateria de escola de samba. De acordo com a classificação criada, para receber a melhor avaliação, o secador de cabelo não pode exceder 78 decibéis, o aspirador de pó, 80 e o liquidificador 85.

Por este motivo, é importante que os fabricantes tenham um controle de volume muito preciso. Afinal, o consumidor obviamente optará por produtos mais silenciosos no momento da compra. Ou seja, os objetos mais barulhentos encalharão nas prateleiras das lojas.

Para ter um controle de volume ideal, é necessário o uso de medidores que atendam às necessidades de cada indústria. Os instrumentos de medição de ruído Testo 815 e 816 possuem alta tecnologia e podem facilitar esse processo.