imagem restaurantes testo anvisa A blog testobrasil

Restaurantes: produtos Testo auxiliam em classificação da Anvisa para a Copa

A qualidade de um restaurante não se mede apenas pelo sabor de sua comida, mas também pela qualidade dos alimentos servidos e a higiene que permeia todo o processo de trabalho. Por este motivo, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) vai classificar até agosto deste ano 2,7 mil estabelecimentos comercias deste segmento. A iniciativa é pioneira no país e tem como exemplos as experiências positivas de cidades como Nova Iorque, Londres, Nova Zelândia e Dinamarca. A medida faz parte das ações previstas para a Copa do Mundo FIFA 2014 no âmbito do setor de saúde.

O objetivo dessa classificação é informar ao consumidor sobre a variação de qualidade sanitária dos estabelecimentos que estão autorizados a funcionar. A medida vai classificar os restaurantes com base em um instrumento de avaliação elaborado a partir da RDC nº 216/2004, que trata das boas práticas em serviços de alimentação.

O tipo de classificação será o mesmo utilizado em Nova Iorque, que categoriza os estabelecimentos em tipo A, B e C.

Tipo A: pontuação de 0 a 13 e inspeção a cada 12 meses

Tipo B: pontuação de 14 a 17 e inspeção a cada 6 meses

Tipo C: pontuação igual ou superior a 28 pontos e inspeção a cada 4 meses

Como esta é uma ação que visa a Copa do Mundo de futebol, irão participar do projeto as seguintes cidades-sede: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Além disso, inicialmente o projeto de categorização também será implantado nos aeroportos internacionais que atendem às cidades sede da Copa do Mundo.

Os produtos Testo são essenciais para o bom funcionamento dos restaurantes. Com os nossos medidores é possível controlar a temperatura ideal para cada tipo de alimento, esteja ele quente ou frio. É importante lembrar que a qualidade do armazenamento dos produtos se reflete no prato final a ser servido e também na classificação que seu restaurante terá.

Conte com a Testo!