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Qual é o alimento que contém mais vitaminas?

Não há carne, fruta ou legume que inclua todas as vitaminas e sais minerais, por isso é necessário ter uma alimentação balanceada, variada e saudável.

(Dailson Alves, Cabo, PE)

O campeão é mesmo o fígado, não importa se de galinha ou de boi. Uma das principais fontes de nove dos 11 tipos de vitamina, essa carne só não contém a C e a E. Em segundo lugar, vêm os ovos em geral, com sete diferentes vitaminas. Ainda assim, os nutricionistas consultados advertem que esse enfoque “competitivo” não deve influenciar a dieta de ninguém – ou seja, comer bife de fígado e omelete todos os dias jamais eliminaria a necessidade de outros alimentos e nutrientes. “Não há carne, fruta ou legume que inclua todas as vitaminas e sais minerais, por isso é necessário ter uma alimentação balanceada, variada e saudável”, afirma Hilary Menezes, professora do Departamento de Engenharia de Alimentos da Unicamp.

Saiba mais sobre as vitaminas

Vitamina – A
Benefícios – Essencial para o crescimento e para a saúde da boca, do nariz, dos ouvidos, dos olhos e do pulmão

Principais fontes – Óleo de fígado de bacalhau, fígado, gema de ovo, manteiga, margarina, vegetais verdes ou amarelos


Vitamina – B ou PP

Benefícios – Contribui para o bom funcionamento do aparelho digestivo

Principais fontes – Levedura (fungo agente de fermentação, usado na fabricação de pães e de cerveja), fígado, carne, legumes, cereais, ovos


Vitamina – B1

Benefícios – Estimula o apetite e auxilia no bom funcionamento dos músculos e do sistema nervoso

Principais fontes – Levedura, carne de porco, fígado, cereais, legumes, nozes


Vitamina – B2

Benefícios – Fundamental para a respiração celular e para a coordenação motora

Principais fontes – Leite, queijo, fígado, carne, ovos, cereais


Vitamina – B6

Benefícios – Mantém a pele saudável

Principais fontes – Levedura, fígado, carnes, cereais, peixe, legumes


Vitamina – B12

Benefícios – Participa do desenvolvimento de glóbulos vermelhos no sangue

Principais fontes – Fígado, carne, ovos, leite e derivados (iogurte e queijo)


Vitamina – Biotina

Benefícios – Atua no metabolismo (transformação química e energética) de aminoácidos e gorduras

Principais fontes – Fígado, gema de ovo, levedura, couve-flor, legumes, nozes


Vitamina – C

Benefícios – Essencial para os vasos sangüíneos, a respiração dos tecidos e a cicatrização

Principais fontes – Frutas cítricas (laranja, acerola, limão), tomate, batata, pimentão, repolho


Vitamina – D

Benefícios – Mantém os ossos e os dentes em boas condições

Principais fontes – Óleo de peixe, manteiga, gema de ovo, fígado


Vitamina – E

Benefícios – Promove a fertilidade e atua nos sistemas nervoso e muscular

Principais fontes – Óleo vegetal (soja, milho e girassol), germe de trigo, vegetais de folha (alface, almeirão, rúcula), gema de ovo, margarina, legumes


Vitamina – K

Benefícios – Previne hemorragias

Principais fontes – Vegetais de folha, carne de porco, fígado, óleos vegetais

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