blog testo brasil A importância da manutenção preventiva para ar condicionado

A importância da manutenção preventiva para ar condicionado

Clique aqui e veja como nossos produtos podem ajudar.

Cuidando da sua saúde e do seu aparelho

Geralmente costumamos pensar na limpeza do ar condicionado somente quando ele está apresentando falhas no sistema de refrigeração ou gelando pouco.

Contudo, é preciso conscientização na necessidade e importância da manutenção preventiva adequada nos condicionadores de ar.

A falta de manutenção dos sistemas de climatização favorece a ocorrência de problemas de saúde, como sensações de cansaço, tonteira ou náuseas, tosse e pele ressecada, coceiras e outras ocorrências que minam sua qualidade de vida.

Outra vantagem de uma manutenção preventiva é reduzir os riscos de avarias, pois o desgaste dos componentes é identificado com antecedência, dando margem de tempo para a correção dos danos e continuidade no funcionamento.

É muito importante e necessário fazer a limpeza nos filtros de ar na parte interna do seu ar condicionado pelo menos uma vez ao mês, estando ou não usando o seu equipamento. E essa limpeza pode ser feita por qualquer pessoa, pois é um processo muito simples.

E é fundamental a higienização completa, onde o profissional competente fará a limpeza em todo o aparelho- componentes internos e externos- usando produtos específicos na limpeza e lubrificação de componentes – periódica, dependendo do ambiente onde é usado o aparelho. No caso de uso residencial pelo menos a cada 12 meses, momento em que será feita a manutenção preventiva geral do aparelho.

Esse procedimento de higienização colabora com a eficiência na refrigeração do ambiente, na redução do consumo de energia, na melhor qualidade do ar do ambiente e no prolongamento da vida útil do equipamento.

Mas vale lembrar que a limpeza dos filtros não substitui a higienização completa do seu aparelho condicionador de ar. E também, que a higienização completa não precisa e nem deve ser feita somente nos períodos em que mais se usa os equipamentos, ao contrário, ela deve ser feita, preferencialmente, antes do uso mais prolongado do equipamento, para não forçar desnecessariamente o mesmo, o que pode ocasionar outros infortúnios, além da baixa refrigeração.

Então, vamos reforçar: a limpeza de filtros deve ser feita com frequência pelo próprio usuário do aparelho e a higienização completa periódica deve ser feita por profissional competente para o procedimento.

Fonte: www.ocnet.com.br, Eletroar