Festas de fim de ano chegando. Você já planejou Vendas “versus” Lucros?

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Natal, Ano Novo, Festas, vendas em alta, contratação de funcionários temporários, estoques, demanda gigantesca de pedidos, aumento dos lucros?

Estas são algumas das preocupações e perspectivas do mercado após um ano pra lá de conturbado.

Como acontece todos os anos nessa época, o mercado fica fervilhando aguardando os consumidores ávidos por adquirir bens.

Na área da alimentação o movimento é gigante para atrair clientes para as comemorações com confraternizações de empresas e de grupos de pessoas. O consumo de alimentos em especial, muitas vezes dobra ou até triplica com a preparação dessas confraternizações e pedidos de ceias para aquelas pessoas que preferem não ter que ir para a cozinha.
A relação Vendas “versus” Lucros, logo aparece na cabeça do empresário que vislumbra uma solução comum, contratar funcionários temporários para aumentar a capacidade de vendas e produção e por consequência aumentar os lucros, mas, funciona?

Atualmente há uma busca incansável do consumidor por qualidade, o que demanda treinamento. Não adianta nada contratar mão de obra temporária, sem treina-la devidamente e para isso é preciso tempo.
Alguns diriam: “é fácil ensinar uma pessoas que nunca viu cozinha a fritar um ovo”, entretanto, não é bem assim, não basta saber fritar um ovo, é necessário ir muito além.

Alcançar qualidade na velocidade em que as coisas  precisam ser produzidas normalmente já é difícil, imagine com o dobro ou o triplo de pedidos, caindo na cabeça de um funcionário que não recebeu treinamento ou sufocando uma equipe pra lá de saturada.

Qualidade significa padrão e o consumidor frequenta locais de alimentação pelo padrão que encontra. Para chegar ao padrão ou melhora-lo, é preciso treinar, adequar, modernizar processos que muitas vezes estão sob o controle de funcionários que trabalham na empresa a anos e não tem tempo hábil para repassar todos os seus conhecimentos em épocas como estas, então o treinamento fica falho e a qualidade cai.

Aumento de vendas significa aumento de lucros?
Muitas vezes não, porque o empresário deixa tudo para última hora, não treina uma equipe de apoio devidamente e a qualidade do produto fica a desejar. Além disso, com os erros, os gastos com a produção sobem por causa do desperdício e aí, o possível lucro com o aumento de pedidos, é gasto com compras emergenciais “insumos mais caros” detonando o fenômeno de “muito trabalho e pouco dinheiro”.

A solução é? Planejamento!

Olhar para trás para ver o futuro, estabelecer metas alcançáveis, contratar pessoas antes do aperto, treina-las, preparar estoques e simular uma produção no limite da capacidade para saber até onde se pode ir.

Isso é feito por um profissional que poucas empresas tem em seus quadros, na maioria da vezes, ele é contratado para realizar o trabalho, mas, não é um funcionário.

O  Chef Consultor em Alimentos e Bebidas está apto a olhar de fora e ver coisas que quem está envolvido no processo não vê.

Ele pode antecipar situações complicadoras e elimina-las de forma a minimizar problemas ou erradica-los.
O Chef Consultor pode resolver quase todas as fases para o aumento da produção e das vendas, contratando e treinando pessoas, direcionando seu talento para o lugar certo na empresa, negociando com fornecedores as compras de forma gradativa e contínua, simulando aumentos de  produção e vendas em escala, até chegar ao limite para estabelecer metas alcançáveis e gerar o lucro tão esperado e ainda, manter ou aumentar a qualidade dos  produtos, atraindo clientes e fidelizando-os.

Este profissional vai além e pode deixar seu legado para empresa com os funcionários antigos e novos, adequando aqueles que já estão lá a tempos e trazendo aos novos a perspectiva de crescimento da empresa e deles como profissionais, o que resulta em aumento de lucros reais e não apenas por conta de uma época festiva.

Economizando tempo, encurtando processos, treinando pessoas na teoria e na pratica, o Chef Consultor possibilita resultados imediatos, melhorando a produção e as vendas e aí o lucro aparece.

Usando a criatividade o Chef Consultor em Alimentos e Bebidas ainda cria um cardápio exclusivo para época de festas e melhora o cardápio usual com novos produtos, fidelizando clientes e atraindo
novos.

Você já planejou Vendas “versus” Lucros?

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Por Marcelo Santos