testo Eficiência na Combustão

Eficiência na Combustão

Clique aqui e veja como nossos produtos podem ajudar.

Controla a combustão? Qual o volume de ar inserido nos queimadores? Qual a melhor relação ar/combustível para seus queimadores? Existe controle da qualidade dos combustíveis? Seus fornos ou caldeiras estão parametrizados? Qual o consumo específico em sua planta térmica?

Aqui podemos conferir alguns quesitos que contribuem para a obtenção de melhorias nos processos de queima de combustível e ganho de energia.

O balanço de massa e de energia nos processos de combustão tem de ser o mais equilibrado possível.
COMBURENTE O2 + N2 (ar atmosférico) COMBUSTÍVEL, PROCESSO, PRODUTOS DA COMBUSTÃO CO2, CO, H2O, N2, O2, SO2, NOx, HC, Cinzas, MP (Material Particulado)
Todo processo de queima em caldeiras envolve: Entrada: de ar de combustão, combustível. Na Caldeira: Gases da chaminé, cinzas, purgas, vapor útil gerado.

Energéticos muito utilizados no Brasil:
Combustível PCI (Poder Calorífico Interior)
Bagaço de cana (50% umidade) 1.795 kcal/kg
Lenha (eucalipto 40% umidade) 2.600 kcal/kg
Serragem (20% umidade) 3.500 kcal/kg
Carvão mineral (Charqueadas – RS) 3.100 kcal/kg
Óleos pesados (1A, 2A) 9.400 a 9.650 kcal/kg
Óleo de xisto (Petrobrás Six) 9.700 kcal/kg
Gás natural (Gasbol) 8.650 kcal/m³
GLP (médio) 11.025 kcal/kg

A perda de calor pelos gases da combustão se deve à: Temperatura dos gases, produtos de combustão parcialmente queimados, CO, HC, H2, elemento combustível não queimado,
carbono e excesso de ar aplicado.

O analisador de gases é o instrumento responsável pela aquisição de gases provenientes dos processos de combustão e sua análise. Os analisadores de gases fornecem dados preciosos para avaliação da eficiência na queima dos combustíveis, uma vez que com ele, podemos verificar a concentração destes gases.

Vantagens de se medir o processo de combustão / emissão

A simples observação da combustão industrial, não revela o que se perde de combustível. Evitar tipo indesejável de chama, obter o máximo de rendimento e maior eficiência da combustão = economia.
Parâmetros para propiciar a perfeita mistura ar-combustível;
Melhor utilização do calor obtido na combustão para o material a ser aquecido.
O controle de combustão nos mostra detalhes que nos levam a economia de combustível, não jogue dinheiro pela chaminé e nem polua o meio ambiente. Devido a todos estes custos envolvidos, a manutenção do técnico de combustão é um investimento de grande rentabilidade.