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Conforto Térmico e Ambiente térmico

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O ambiente térmico pode ser definido como o conjunto das variáveis térmicas do posto de trabalho que influenciam o organismo do trabalhador, sendo assim um fator importante que intervem, de forma direta ou indireta na saúde e bem estar do mesmo, e na realização das tarefas que lhe estão atribuídas.

Conforto térmico

O homem é um animal homiotérmico, de sangue quente que, para sobreviver, necessita de manter a temperatura interna do corpo (cérebro, coração e órgãos do abdómen) dentro de limites muito estreitos, a uma temperatura constante de 37 ºC, obrigando a uma procura constante de equilíbrio térmico entre o homem e o meio envolvente que tem influencia nessa temperatura interna, podendo um pequeno desvio em relação a este valor indiciar a morte.
Quando existe a percepção psicológica desse equilíbrio, pode-se falar de conforto térmico, que é definido pela ISO 7730 como:

um estado de espírito que expressa satisfação com o ambiente que envolve uma pessoa
(nem quente nem frio).
É por tanto, uma sensação subjetiva que depende de aspectos biológicos, físicos e emocionais dos ocupantes, não sendo desta forma, possível satisfazer a todos os indivíduos que ocupam um recinto, com uma determinada condição térmica.
Um ambiente neutro ou confortável é um ambiente que permite que a produção de calor metabólico, se equilibre com as trocas de calor (perdas e/ou ganhos) provenientes do ar à volta do trabalhador.
Fora desta situação de equilíbrio, podem existir situações adversas em que a troca de energia calorífica constitui um risco para a saúde da pessoa, pois mesmo tendo em conta os mecanismos de termoregulação do organismo, não conseguem manter a temperatura interna constante e adequada.
Nestas situações pode-se falar de stress térmico, por calor ou frio.

AVALIAÇÃO DO AMBIENTE TÉRMICO

Para avaliar as situações a que está submetido um trabalhador exposto a determinadas condições ambientais e de trabalho utilizam-se métodos ou critérios objetivos, que se determinam principalmente em função de:
• temperatura do ar;
• umidade do ar;
• calor radiante;
• velocidade do ar;
• metabolismo;
• vestuário.
No estudo do ambiente térmico há a considerar duas situações:
• A sobrecarga térmica ou “stress” térmico que relaciona a exposição do corpo humano a ambientes de temperaturas extremas;
• O conforto térmico que, não envolvendo temperaturas extremas, relaciona a temperatura, umidade e velocidade do ar existentes nos locais que, no seu conjunto, podem provocar desconforto.
Qualquer uma destas situações pode ser medida com base em técnicas especiais calculando-se índices que informam da qualidade ambiental do local de trabalho.
– indicador para avaliar a sobrecarga térmica é o índice WBGT1 – Norma ISO 7243 -1989.
– conforto térmico é medido através dos índices PMV2 e PPD3 – Norma ISO 7730 -1994.
Qualquer um destes índices é calculado com base em medições de temperatura, umidade relativa, velocidade do ar, calor radiante e em dados sobre o vestuário dos trabalhadores presentes no local e na sua atividade.

Os cálculos deverão ser efetuados por um especialista pois são complexos.

Algumas condições essenciais para assegurar um bom conforto térmico

Independentemente dos resultados de uma avaliação mais rigorosa, podem tomar-se algumas medidas de caráter geral com a finalidade de se obterem condições ótimas de trabalho, nomeadamente:

• A regulação da temperatura e a renovação do ar devem ser feitas em função dos trabalhos executados e mantidas dentro de limites convenientes para evitar prejuízos à saúde dos trabalhadores. Nos termos da legislação em vigor sobre locais de trabalho, o caudal médio de ar fresco e puro deve ser de, pelo menos, 30m3 por hora e por trabalhador. Poderá ser aumentado até 50m3 sempre que as condições ambientais o exijam, por exemplo, em locais onde se efetuem soldaduras.

• Também segundo a legislação em vigor, a temperatura dos locais de trabalho deve, na medida do possível, oscilar entre 18 ºC e 22 ºC, salvo em determinadas condições climatéricas, em que poderá atingir os 25 ºC. A umidade da atmosfera de trabalho deverá oscilar entre 50% e 70%;

• Quando, por diversos condicionalismos, não for possível ou conveniente modificar as condições de temperatura e umidade, deverão ser adaptadas medidas tendentes a proteger os trabalhadores contra temperaturas e umidades prejudiciais, através de medidas técnicas localizadas ou meios de proteção individual ou, ainda, pela redução da duração dos períodos de trabalho no local. Não devem ser adaptados sistemas de aquecimento que possam prejudicar a qualidade do ar ambiente,

• Nos locais de trabalho onde a temperatura é elevada, devem ser colocadas barreiras, fixas ou amovíveis, de preferência à prova de fogo, para proteger os trabalhadores contra radiações intensas de calor. Devem ainda ser fornecidos equipamentos de proteção individual, tais como luvas, aventais, fatos, etc. e deverá ser previsto o fornecimento de bebidas para evitar a desidratação;

• Pelo contrário, em locais de trabalho de baixa temperatura, deve ser fornecido aos trabalhadores vestuário de proteção adequado e bebidas quentes;
• Nas indústrias em que os trabalhadores estejam expostos a temperaturas extremamente altas ou baixas, devem existir câmaras de transição para que se possam arrefecer ou aquecer gradualmente até à temperatura ambiente;

• As tubagens de vapor e água quente ou qualquer outra fonte de calor devem ser isoladas, por forma a evitar radiações térmicas sobre os trabalhadores, ou perda de energia por parte destes fluidos em termos do processo produtivo,

• Os radiadores e tubagens de aquecimento central devem ser instalados de modo que os trabalhadores não sejam incomodados pela irradiação de calor ou circulação de ar quente. Deverá assegurar-se a proteção contra queimaduras ocasionadas por radiadores

• Em relação à qualidade do ar devem existir na empresa sistemas de aspiração de .fumos e/ou poeiras, sistemas de aspiração sobre os locais de utilização de produtos nocivos e deverá existir sempre uma renovação regular de ar das instalações .

• As correntes de ar devem ser sempre evitadas pelo que, na implementação dos postos de trabalho, deverá ter-se sempre em consideração esse fato;

• A manutenção dos equipamentos de aquecimento e/ou refrigeração deverá ser programada e efetuada em prazos que permitam um eficiente funcionamento dos mesmos.

Fonte: Portal www.trabalhoseguro-tst.comunidades.net