blog testo brasil Benefícios da utilização da termografia para inspeções elétricas

Benefícios da utilização da termografia para inspeções elétricas.

Clique aqui e veja como nossos produtos podem ajudar.

As câmeras termográficas são equipamentos que podem auxiliar bastante na detecção de problemas em circuitos elétricos.

A termografia infravermelha é uma ferramenta comum usada para inspecionar e solucionar as questões energéticas e de segurança em edifícios residenciais, comerciais e instalações industriais. O isolamento eficaz de circuitos elétricos, vazamentos de vapor ou água, além de problemas elétricos podem ser detectados e resolvidos por meio da termografia.

Enquanto a luz infravermelha é invisível ao olho humano, as câmeras termográficas infravermelhas têm como primordial função o trabalho de identificação de calor da superfície de um objeto e mostrar ao usuário informações sobre as temperaturas através de cores visíveis. Isso é especialmente útil quando o equipamento é direcionado a inspeções de falhas elétricas, tais como conexões soltas, circuitos sobrecarregados e outras questões de segurança energética. Abaixo, explicaremos alguns dos benefícios obtidos através do uso de termografia infravermelha durante a inspeção elétrica.

Mantendo a segurança

Problemas elétricos como fios soltos e problemas de aterramento pode ser uma séria ameaça à segurança do trabalho, aumentando o risco de incêndio e falha de equipamento. Usando a tecnologia de infravermelhos para controlar situações elétricas podem ajudar a identificar riscos potenciais à segurança antes que se tornem problemas mais ameaçador, ajudando você a minimizar o risco. Compreender como e por que tais riscos ocorrem também ajuda a prevenir incidentes ocorram no futuro.

Redução de custos

A termografia infravermelha proporciona soluções até mesmo para os menores problemas elétricos, permitindo que os eletricistas detectem potenciais problemas e falhas antes que eles aconteçam e se tornem sérios. Identificar precocemente os problemas pode ajudar as empresas a poupar dinheiro, uma vez que eliminam reparos de emergência ou substituições de equipamentos caros, que muitas vezes são necessários especialmente quando prejudica diretamente os processos de produção. Estes tipos de situações de emergência, muitas vezes, têm um grande custo, com a necessidade de encerrar as operações normais. A consequência disso é a diminuição da produtividade da empresa e a redução do fluxo de caixa.

Otimização de tempo

Além de cortar custos, identificar e reparar avarias elétricas precoces, a termografia infravermelha auxilia a economizar um tempo valioso para as empresas e indústrias. Vistorias elétricas devem ser realizadas regularmente, e com os potenciais riscos sendo solucionados durante as paradas de manutenção planejada. Inspeções que ocorrem sem interrupção das operações normais de trabalho fornecem a capacidade de resolver problemas sem a necessidade de parar ou diminuir o fluxo normal de trabalho.

Fonte:

Portal Manutenção & Suprimentos